A CAATINHA & SEUS HABITANTES

Não dizeis vós: ‘Ainda há quatro meses até a colheita? Eu, porém, vos afirmo: erguei os olhos e vede os campos, pois já estão brancos para a colheita. Aquele que ceifa recebe o seu salário e colhe fruto para a vida eterna, e assim se alegram juntos o semeador e o ceifeiro. João 4.35,36.

 ... "Só o Nordeste tem sertão, e este passa a ser o coração do Brasil"

Ariano Suassuna constrói o Nordeste como um mapa desdobrado, onde surgem serras pedregosas e castanhas, outras azuladas pela distância, com rios, açudes, lajedos reluzindo ao sol como espelhos de quartzo, lascas de mata e de cristal de rocha.
Um nordeste tramado pelos fios dos destinos de seus personagens, onde se destacam os pontos de cruzes e estrelas de sangue feitos a fogo, a faca e a tiros. Nordeste de personagens barrigudos, feridentos, gafos, fedorentos, andrajosos, paralíticos, perseguidos pela seca, pela miséria e pela injustiça, mas que conseguem manter o seu “orgulho de sertanejo”. Nele há homens capazes ainda de sonhar, de conviver com o maravilhoso, de profetizar visões de volta a um passado idílico, visões de um parais perdido em algum momento do passado {...}.

 Fonte: A invenção do Nordeste pág 190 - A visão de Ariano Suassuna sobre o sertão.
                                            A Caatinga  
A degradação ambiental faz do bioma Caatinga um dos mais ameaçado do Pais, há pontos de desertificação em 4 estados nordestinos. O fenômeno está destruindo a vida no solo, e impossibilitando a agricultura de subsistência deixando mais complexa a vida dos nativos.

 Os 9 estados que compõe a região Nordeste possuem uma área mais desenvolvida, que engloba a faixa litorânea, com suas praias, parques e  shoppings, o Agreste (espaços de transição climática e ecológica,  com desenvolvimento mais elevado do que o interior.  
E na região do semiárido dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, onde ainda há milhares de famílias em situação de miserabilidade e falta de acesso aos direitos mais elementares.

A região Nordeste reúne em torno de 53 milhões de habitantes e o percentual de evangélicos está em torno de 4%. Algumas cidades chegam a ter apenas 1% de cristãos e muitos povoados não possuem sequer uma igreja evangélica.
Um número que explica bem a situação na região é que das 485 cidades brasileiras com menos de 3% de evangélicos, 343 estão no Sertão Nordestino.

O  SERTÃO DO MOXOTÓ

A microrregião do Sertão do Moxotó é formada por 7 municípios, tem clima semiárido e pequena economia, em sua maioria concentrada na cidade de Arcoverde, que detém aproximadamente 50% da população urbana, e 1/3 do total da microrregião. Arcoverde, situada entre a capital do estado e o extremo oeste dele, é um importante centro comercial, educacional, de saúde e de entidades governamentais do Sertão.
Arcoverde, com 72 625 habitantes, é o município mais populoso. O município menos populoso é Betânia, com 12 539 habitantes. A área média dos sete municípios que compõem a microrregião é de 1.292 km², [...] engloba os municípios. Betânia, Custódia, Ibimirim, Inajá, Manari, Sertânia

                      AS IMPLICAÇÕES DA DEGRADAÇÃO DA TERRA

A degradação da terra irá desencadear uma migração em massa de pelo menos 50 milhões de pessoas e até 700 milhões até 2050, a menos que os humanos parem de esgotar os recursos essenciais à vida, alertaram mais de 100 cientistas nesta segunda-feira (26).
A degradação da terra causada pela agricultura não sustentável, mineração, poluição e expansão das cidades já está minando o bem-estar de cerca de 3,2 bilhões de pessoas - 40% da população global, disseram na primeira avaliação abrangente da saúde da terra.
 Os principais responsáveis pela degradação da terra, segundo a avaliação, foram os "estilos de vida de alto consumo" nos países ricos, e a demanda crescente por produtos nos países em desenvolvimento, alimentada pela renda e pelo crescimento populacional.
"A perda de biodiversidade deverá atingir 38-46% até 2050", disse o relatório, alertando que a Terra está no início de uma sexta extinção em massa - a primeira desde o desaparecimento dos dinossauros, há 65 milhões de anos.
O esgotamento da terra ameaça a segurança alimentar de todos os cidadãos da Terra, e o acesso à água limpa e ao ar respirável, regulados pelo solo e pelas plantas que crescem nele.
Daqui a 30 anos, estima-se que quatro bilhões de pessoas - cerca de 40% da população projetada - viverão em áreas áridas e semi-áridas com baixa produtividade agrícola, disse o relatório. Hoje, esse número é de pouco mais de três bilhões. 
Ciência e Tecnologia
Fonte: Jornal do Brasil - 26/03 às 17h32Disponível em: http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2018/03/26/degradacao-dos-solos-afeta-quase-metade-da-populacao-do-planeta/
              QUE ASSISTENCIALISMO "MEDONHO" 
A criança chega e diz: "eu vim ficar mais tú", mãe vai pos preá"... Sabe o que a afirmação significa?

Que a mãe dela, vai se unir à outras mulheres e levar cachorros magrelos para um local onde há moitas de  macambiras,cutucar com uma vara o esconderijo dos preás..Os roedores vão sair, e os cães vão pegá-los...

Mas os cães não poderão ficar com a caça, porque o preá será a única proteína que aquelas mulheres terão para alimentar seus filhos. A última vez que eu tinha visto a cena, foi há mais de uma década, a alta no preço dos alimentos trouxe ela de volta.

Na Inglaterra, tem sido noticiado que cartazes espalhados buscam pessoas para realizar o trabalho que os cidadãos britânicos, que recebem benefícios sociais, não estão dispostos fazer:

Por aqui, o auxílio que os cidadãos recebe é tão pouco, que precisam caçar animais silvestres para comer. Não se pode dizer que é uma vida digna ...

É inacreditável que o "povo da bolha" ouse criticar quem sofre fome, ou quem estende a mão, para doar o pão.

Se existem preguiçosos no Sertão? Sim, como em todo lugar do planeta; mas há uma multidão que daria tudo, para ter um trabalho que lhe proporcionasse uma renda digna.

Quais programas efetivos de geração de renda, o poder público incentivou para os milhões de sertanejos que vivem Semiárido?

Teve ampla assistência técnica e suporte ao agricultor (não estou falando do agronegócio, para este segmento, sempre teve).

        O famoso programa "mais irrigação", foi ampliado?

Nenhuma iniciativa social tem como sustentar os indivíduos, o que fazem é socorrer momentaneamente, acolher, capacitar, dar um norte ... A obrigação de promover políticas públicas abrangentes e dar dignidade aos cidadãos, é o Estado de direito.

Os sertanejos pagam os mesmos impostos, que habitantes de outras regiões do país, e muitos, infelizmente não sabem sequer, qual é a taxa de impostos sobre os alimentos.

O povo sertanejo não "come" a opinião de quem vive na bolha, eles precisam de programas que impactem suas vidas positivamente e politicas públicas de desenvolvimento local.

Por Joana D' Arc Henzel - É assistente social e fundadora da OSC Pão é Vida.

Fonte da imagem do preá:https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Pre%C3%A1.jpg




O conceito missão integral faz referência a um estilo de vida onde não há fragmentação no discurso nem na prática do evangelho. É uma confissão de fé que se traduz tanto em palavras como em ações concretas, nas palavras de Macena (2016),

Não deixe missões ser a história de todo mundo, alguém, qualquer um e ninguém.
Esta é a história de 4 pessoas: todo mundo, alguém, qualquer um e ninguém.

Havia um trabalho importante a ser feito e todo mundo tinha certeza de que alguém o faria.
Qualquer um, poderia tê-lo feito, mas ninguém o fez.
Alguém se zangou porque era um trabalho de todo mundo.
Todo mundo pensou que qualquer um poderia fazê-lo, mas ninguém imaginou que todo mundo deixasse de fazê-lo.
Ao final, todo mundo culpou alguém quando ninguém fez, o que qualquer um poderia ter feito...
Quando tomamos a decisão de atender ao chamado de Deus para vivermos como missionários no Semiárido Nordestino, não sabíamos o que viver como um missionário, significava exatamente. Com o passar do tempo e as experiências vivenciadas aprendemos.
Durante  o período de nossa formação missio teológica, em São Paulo,  pagávamos  as mensalidades com nossas economias. Havia outros missionários experientes que já conheciam a dinâmica de viver de tempo integral no ministério; eram acostumados desafiar pessoas para investirem para ir aos campos. Nós não sabíamos como era viver no campo como um missionário de tempo integral. Por vezes, algum professor  perguntava se tínhamos mantenedores...  Quem bancaria nossos gastos no campo, ETC...  Sentíamos vergonha de dizer que não tínhamos mantenedores, afinal todos os demais tinham algum mantenedor. Durante aquele ano em São Paulo, tinhamos gastos pontuais. 
Ao colocar nossos pés dentro do Motor Home para vir ao Sertão, depois de concluir estudos, não haviam pessoas ou instituições comprometidas com os gastos.  Estávamos acostumados ofertar, nos doar... não a receber. A única certeza latente em nossos corações, era que havíamos sido chamados por Deus, sabíamos para onde mas, não sabíamos como seria pelo caminho. A preparação teórica para atuar na Seara havia terminado, era hora de fazer como Pedro, andar sobre as águas...
Ao longo de 2 anos, parte de nossas despesas eram pagas com o aluguel de um imóvel em Pelotas. Não foi fácil, embora missões seja a única tarefa deixada por Jesus antes da sua ascensão, os cristãos fazem inúmeras outras coisas que Jesus não os mandou fazer, e desprezam a única ordem expressa de Cristo. (Mateus 28: 19,20).
Quando olhamos para o mundo ele está maduro para a ceifa, é quando a história de TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM e NINGUÉM faz realmente sentido...
Eu não vou, porque ALGUÉM deve ter ido, eu não contribuo, porque TODO MUNDO deve ter contribuído esse mês... QUALQUER um pode ir, porque tem de ser eu?
Se NINGUÉM vai, eu também não vou... Cristãos dizem amar a volta de Jesus, cantam louvores, que por vezes são cheios de palavras vazias...  Muitas vezes não só, não ajudamos os vocacionados a cumprir o IDE, somos parte das fileiras dos que encontram razões para criticá-los.  Jesus aprendeu obediência pelas coisas que sofreu... A humanidade por quem ele deu a vida, por vezes não quer sofrer nada, confundem alegria com felicidade e assim não experimenta o contentamento, por não estar dispostos a deixar tudo,  para seguir o Mestre.

                    OS POVOS DO SERTÃO ESTÃO OUVINDO DE JESUS

Estamos investindo nossas vidas para alcançar pessoas que estão espalhadas por mais de 50 sítios nessa região tão necessitada do evangelho. Alcançar vidas com o Evangelho naquela região é um dos maiores desafios missionários. 

Na atualidade vemos  surgir  novas denominações a cada dia, isso ocorre geralmente nas cidades com potencial econômico, porém, nos locais onde é preciso doar e se doar parece não haver interesse em construir igrejas, mas, os povos do Sertão precisam ouvir e aprender de Jesus.
Temos realizado 1 culto semana no templo rural, e 3 cultos semanais nos sítiosonde vemos que as vidas estão se abrindo para uma real transformação. 
O toré, (ritual estranho, realizado nos sítios, como uma espécie de Xangó), existe, mas, não é bem visto por todos, algumas pessoas da comunidade, alguns dizem que o toré é do mal, porque as "pessoas se embriagam e brigam" Assim vimos as primeiras barreiras sendo vencidas. 
Se desejar apoiar como parceiro de missões - O 
PIX - celular: 81 99752 0140 -CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - AG: 1038 – OPERAÇÃO 013 – CONTA 9210-1-  EM NOME DE JOANA DARC DE MEDEIROS HENZEL EMAIL: ronaldo_joanadarc@hotmail.com ou joanahenzel@gmail.com.


Comentários