MAIO E JUNHO, OS DIAS VOARAM...

Faça todo o bem que você puder, com todos os recursos que você puder, por todos os meios que você puder, em todos os lugares que você puder, em todos os tempos que você puder, para todas as pessoas que você puder, sempre e quando você puder. (John Wesley).


     A VIDA NÃO OFERECE GARANTIAS!
criticamos o mundo como se ele fosse responsável por sobrevivermos ou não, Pondé fala disto em seu livro, a era do ressentimento... Se me endivido, a culpa é do banco, se não tenho emprego, a culpa é da sociedade que me obriga trabalhar.  {...} Quem foi o desgraçado que inventou essa história que preciso amadurecer e enfrentar o fato de que não há garantias para nada? (Era do ressentimento - pág 119).
Somos humanos, e nos cansamos, isto é perfeitamente normal, acontece conosco também. Uma dádiva importante nos dias atuais, é saber enfrentar bem, os dias sem vitórias, manter a fé, quando tudo conspira contra.
Obteve vitórias? Seja grato(a), exalte a Deus, o eterno! Se as coisas estão difíceis, não culpe o mundo a sua volta, se pergunte: o que ocorreu pode ser útil para seu amadurecimento pessoal, profissional ou espiritual? Continue lutando, Deus não perdeu o controle, e n´Ele que obtemos forças para continuar a jornada. Todos vivemos em um mundo estranhamente multifacetado, lugar que de exige de nós, posicionamento e resiliência.

Desejamos a todos vocês, parceiros de missão, amigos e irmãos, dias mais leves e resiliência.  (Ronaldo e Joana D´arc Henzel).


                              RETALHOS QUE SE TORNARÃO LENÇÓIS.

Fazia um tempo que vínhamos solicitando doação de retalhos, para as mulheres do Sertão fazer lençóis, finalmente conseguimos! O ato de alguém doar, possibilitou que cada mulher pudesse levar uma sacola com retalhos para providenciar cobertas para sua família.
Embora as necessidades básicas para possam variar de indivíduo para indivíduo. Todos os seres vivos possuem necessidades básicas para sobrevivência, como: água e alimento, repouso, abrigo e temperatura adequada, etc... Quem conhece ou vive em regiões semiáridas sabe que as noites são bem mais amenas, nos meses de junho e julho. Aqui no Sertão do Moxotó, não é diferente.
Se estivermos saudáveis, alimentados, aquecidos e houver alguém que nos ouça, nossas necessidades essenciais, estão supridas.

         PELA TERCEIRA VEZ, BATIZAMOS PESSOAS AQUI NO SERTÃO.

Dia 28 de maio de 2017 foi realizado o batismo de Alessandra e Claudiane, jovens que estão congregando na igreja Rural do Sertão do Moxotó. Ficamos felizes com a decisão delas, na verdade, é um grande milagre ver  pessoas se rendendo a Deus neste lugar! Orem pelo seu Dos Santos, (outrora, seguidor do catolicismo popular de 59 anos, que se converteu após várias visitas evangelísticas em seu lar, durante período em que esteve enfermo). Ele e sua esposa também iriam se batizar, contudo, o quadro de saúde dele se agravou e  foi internado. (Problema renal).  
Continuamos com os grupos de estudos nos sítios Faveira, Passagem de pedra, Kizanga, Baixa I e no assentamento. Além disso, todo trabalho com o pomar, coordenar a distribuição de água, o viveiro, consome muita energia e exige esforço. Sempre dizemos que só entende a realidade daqui, quando se pisa na terra para vivenciar. Fotos e vídeos são apenas um pequeno fragmento. Recebemos equipes e voluntários aqui, todos são bem vindos!



              VOLTANDO A FALAR DO LAR MISSIONÁRIO.

Em julho do ano passado, ganhamos o projeto de construção de um lar missionário aqui no Sertão. Estávamos no jantar de confraternização de equipes voluntárias da igreja Batista Filadélfia de Canoas que vieram ao Sertão nos últimos anos. Foi uma surpresa, ver a Cíntia (arquiteta) chegar com o projeto em mãos! O irmão Cézar (engenheiro) havia visto um rabisco sobre o que pretendíamos construir, e deu sugestões que deram forma a casa. Há mais de 12 anos deixamos nosso lar em Pelotas, na época, deixamos o imóvel alugado, era uma casa com mais de 160 metros de área construída, toda de laje, localizada ao lado da Av. Fernando Osório, em Pelotas.  (Vendemos anos depois após uma tentativa de invasão). São nuances que fazem parte da história de vir cumprir o chamado no interior do Nordeste. (Vivemos 3 anos no Motor Home, depois, passamos a usar pontos de apoio, nos últimos anos a casa de uma igreja parceira (PIB S.C.C) onde ofertávamos cursos gratuitos, sobrava a cozinha e quarto para uso pessoal.
Estaremos satisfeitos se parte dela ficar pronta este ano, vemos Deus cuidando dos detalhes, embora não sejamos ansiosos sem apressados.
Recebemos algumas ofertas voluntárias, um irmão que tem uma construtora em Recife, nos doou restos de materiais de construção, estamos aproveitando tudo... Vieram janelas quebradas, consertamos e deu para aproveitar várias.
Outra forma que achamos para não parar a construção, em meio  crise que o País enfrenta, foi vender artesanato e roupas customizadas em feirinhas de duas cidades próximas. É cansativo depois de um dia cheio, acordar de madrugada, mas, é parte do esforço para ir além.
Há mais de 1 ano estamos com nossa mudança dentro do espaço social da ONG Pão é Vida.  Precisamos do espaço físico para outras atividades, então vamos á luta! Oramos para que Deus continue nos dando mercê.
Sabemos que nosso Deus é fiel para nos dar condições de concluir a obra, e estamos fazendo nossa parte.

    O Viveiro de mudas solidário, está funcionando no Sertão.

Estamos doando mudas de moringa, início de julho doamos mudas e sementes para 77 famílias.  Temos visitado os quintais para verificar se as mudas doadas, estão sendo cuidadas. No pomar da ONG Pão é Vida há moringas adultas, folhas e sementes, são doadas para quem deseja plantar, ou preparar alimentos (sopas, arroz, omelete, cuscuz). Estamos testando algumas receitas a base de moringa, que em breve serão ensinadas para mulheres da comunidade em um curso de culinária.
folha da Moringa é mais conhecida como uma excelente fonte de nutrição e impulsionador da energia natural. Este impulso de energia não é à base de açúcar e, por isso é mantida. A Moringa é também um calmante. Ajuda a baixar a pressão arterial e ajuda a dormir melhor. O seu efeito desintoxicante deriva da capacidade da Moringa de purificar a água.

Mas o que assombra os nutricionistas é sua composição como alimento. Pesquisadores concluíram que, comparada grama por grama com outros produtos, a moringa possui sete vezes mais vitamina C que a laranja, 4 vezes mais vitamina A que a cenoura, quatro vezes mais cálcio que o leite de vaca, 3 vezes mais ferro que o espinafre e 3 vezes mais potássio que a banana. E mais: a composição de sua proteína mostra um balanço excelente de aminoácidos essenciais.
Numa porção de folhas de Moringa Oleifera, poderás encontrar 92 nutrientes, 46 antioxidantes, 36 anti-inflamatórios, 18 aminoácidos e 9 aminoácidos essenciais.
O mais incrível!! O pó das sementes de moringa possui a propriedade de atrair argila, sedimentos e bactérias, os quais acabam indo para o fundo do recipiente e deixando a água clara e potável.

               AGRADECIMENTOS & PEDIDOS DE ORAÇÃO.

Assim como compartilhamos nossos pedidos, se quiserem compartilhar os vossos, aqui estamos nós. Sempre oramos pelos pedidos que nos chegam.
  • Agradecemos a todos que oraram pela questão envolvendo a saúde do Ronaldo (foi diagnosticado há com artrose da coluna, uma doença degenerativa, que atinge as articulações). Após as sessões de fisioterapia, ele continua fazendo em casa, os exercícios aprendidos na clínica, uma saída econômica, uma vez as que não temos plano de saúde; 
  • Pedimos orações por libertação das pessoas, ainda enganadas pelos espíritos malignos;
  • Pedimos orações por nossa ida ao Sudeste e Sul, que ocorrerá no final de julho (Mobilização de equipes e voluntários, ministrações e reuniões com diretoria da Pão é Vida).
  • Agrademos por nossos parceiros de missão, que tem compromisso com missões, e pela dádiva de poder servir no campo missionário do Sertão;
O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá. Pv:11:25.

Dedicamos nossas vidas à missão, contribuir talvez seja a parte mais fácil.  Caixa Econômica Federal- AG: 1038 - conta poupança: 00009210-1 - operação 013 - (em nome de Joana D´arc de Medeiros Henzel - CPF. 028.159274-89).              
E-mail: joanahenzel@gmail.com \ WhatsApp (81) 99752 0140 – Acesse nosso Blog pessoal: www.ronaldoejoana.blogspot.com e mantenha-se informado (a).
Skaype: ronaldo_joanadarc@hotmail.com.

 ACOMPANHE NOSSOS VÍDEOS NO CANAL DO YOU TUBE

Comentários